Wednesday 8 February 2012

Inicio na vida escolar

Todos sabemos que a vida moderna nos obriga a colocar nossos filhos na escola desde muito cedo, o que faz todo sentido para o estilo de vida que vivemos, conciliando trabalho, lazer e filhos.
O que esqueceram de falar eh de como eh duro passar pela adaptacao.
Ja havia vivenciado essa experiencia uma vez, com a minha filha mais velha que comecou a frequentar a escola com 2,5 anos, no ano passado. Foi dificil, mas ela ja sabia me contar detalhes do que vivia todos os dias na escola e ja entendia quando eu explicava que era importante ir para a escola, conviver com amigos, participar de atividades dirigidas, etc
Com os gemeos, tem sido muuuuito dificil. Ate chegar o grande dia, eu estava mais ansiosa que eles, separando tudo, colocando nome em tudo, arrumando 3 vezes cada mochila para ter certeza que estava tudo la.
Comecou tudo muito bem, a escola eh encantadora. No segundo dia me deparei com uma questao que abalou profundamente meu coracao...a separacao dos meus filhos gemeos. SIM! Todas as escolas, todos os psicologos, todas as literaturas sobre o tema ressaltam a importancia dessa separacao na escola para que cada um consiga tracar sua personalidade individualmente.
Aceitei a sugestao da escola de colocar um em cada sala, mas fiquei varios dias (ainda estou!) com o coracao dilacerado.
Acredito que realmente seja importante e que isso nao vai abalar o forte vinculo que existe entre os dois, mas meu coracao de mae me diz que alem de todas as mudancas que eles estao passando, um ainda esta longe do outro, o que me faz acreditar que dificulta a adaptacao.  Palavras do meu lado emocional.
Meu lado racional me diz que nesse momento o que mais incomoda eles eh a separacao com a mae, ja que criancas nessa idade nao conseguem entender que a mae deixa na escola e volta para busca-los.
Assim vou, caminhando lentamente dia a dia, superando minhas angustias e insegurancas e apoiando meus 3 filhos nessa busca maravilhosa de novas descobertas, me adaptando a essa nova fase, junto com eles.



1 comment:

  1. Oi Susan! Vai dar tudo certo! Tenho certeza!
    Você os educa de uma forma linda e logo eles estarão indo e vindo na maior naturalidade.
    beijo grande

    ReplyDelete