Mais uma vez venho eu falar de um assunto que já falei tantas vezes mas que me dá tanto prazer em falar...
Hoje é o Dia Mundial do Aleitamento Materno. Li várias reportagens hoje sobre os benefícios da amamentação e sobre como os médicos e avós, tias, amigas desincentivam a amamentação. As mães, em parte reféns, desistem de amamentar, às vezes por não acreditarem na capacidade do seu corpo (leite fraco, pouco leite) e outras vezes por cansaço, falta de apoio.
É impossível conseguir amamentar um bebê dando chupeta para o bebê acalmar, querendo amamentar a cada 3 horas no primeiro mês de vida ou querendo dormir a noite inteira.
Nos primeiros meses de vida do bebê, ele precisa mamar sempre que quiser para regular sua produção de leite e garantir que a amamentação será exclusiva até o sexto mês.
Continuo orgulhosamente amamentando meus gêmeos exclusivamente. Eles completam 3 meses daqui a 8 dias, e estão com quase 6 e 7 kg, respectivamente, de pura gostosura!
Cansada? Claro que me sinto cansada! Algumas vezes esgotada! Mas feliz, muito feliz. Com a certeza que estou fazendo a coisa certa, que dura alguns meses de trabalho duro para colher bons frutos por toda a vida.
Algumas informações úteis:
Mitos e dúvidas
“A avó materna muitas vezes acha que a filha ainda é aquela criança que ela criou, e que não vai conseguir amamentar o neto direito”, comenta o pediatra Sylvio Renan, autor do Blog do Pediatra e do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" (Mg Editores). Veja, abaixo, as respostas do pediatra para algumas dúvidas comuns sobre o aleitamento materno:
Acabei de chegar do hospital e meu leite ainda não desceu. Que devo fazer?
Se seu bebê dorme tranquilamente, não se preocupe. Aguarde com calma. Se, entretanto, ele está chorando bastante, demonstrando ter fome, entre em contato imediatamente com o pediatra para instruções sobre a necessidade ou não de fornecer-lhe um substituto, o que quase nunca é preciso.
Como deve ser o esquema de amamentação?
Alguns bebês necessitam mamar frequentemente, enquanto outros mamam com intervalos maiores. Há bebês que mamam por um tempo prolongado, enquanto outros fazem mamadas bem mais curtas. O intervalo entre duas mamadas deve ser de três horas. Porém, se o bebê manifestar desejo de mamar antes desse horário, você deve oferecer o seio sem preocupação. Procure deixar o bebê de dez a vinte minutos em cada seio.
Deve-se oferecer os dois seios?
Aconselho o método alternado de amamentar. Ofereça primeiro um seio até que ele se esvazie totalmente. Em seguida ofereça o segundo seio, que ele poderá não aceitar, ou aceitar pouco. A composição do leite é diferente no início e no final da mamada: enquanto o leite do início tem uma aparência mais aguada, por conter mais açúcares e proteínas, o leite do final tem mais gordura, razão pela qual é mais espesso.
Com que frequência amamentar o bebê durante a madrugada?
Seu bebê deve ser alimentado no seio sempre que solicitar, de dia ou de noite. Aconselho que o bebê mame durante o dia com intervalos de no máximo três horas e meia, e, durante a noite, somente quando ele solicitar. Dessa forma tentamos evitar que ele troque a noite pelo dia.
Posso dar uma mamadeira para o bebê após a última mamada do dia?
Esse é um procedimento bastante usado por mães que se sentem cansadas demais, sobretudo no final do dia. Deve, porém, ser evitado, pois corre-se o risco de que o bebê abandone o aleitamento materno, porque é mais fácil sugar a mamadeira que o seio.
Amamento de duas em duas horas, mas não sinto que meus seios estão cheios. Será que meu leite acabou?
As duas únicas formas de saber se seu leite está sendo suficiente para seu bebê são: em curto prazo, o fato de ele não apresentar sinais de fome, como choro após as mamadas ou a vontade de voltar a mamar poucos minutos depois da mamada; e em médio prazo, pouco ganho de peso, o que será constatado na consulta pediátrica. Se não houver nenhuma alteração como as descritas, você pode ficar tranquila, pois está produzindo a quantidade exata de leite que seu bebê necessita.
Devo oferecer água ou chá para o meu recém-nascido nos intervalos das mamadas?
Recém-nascido é a definição de um bebê nos primeiros 28 dias de vida. Supõe-se que ele seja alimentado exclusivamente no seio materno. O leite materno é o ideal para seu bebê em tudo que ele necessita, aí se incluindo a água. Conclui-se, então, que não é preciso dar água ou chá a seu recém-nascido.
Fonte: "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses", de Sylvio Renan (Mg Editores)
Leia a matéria na íntegra em http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/08/01/avo-as-vezes-reforca-mito-de-que-leite-da-mae-e-fraco-diz-pediatra.jhtm
Ela acabou de fazer 2 anos e já entende a importância da amamentação...
Sunday, 1 August 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment